Na manhã desta segunda-feira, dia 27 de maio, o presidente do Tribunal de Justiça de MS, Des. Sérgio Fernandes Martins, esteve no município de Rochedo para entregar os mais novos Pontos de Inclusão Digital (PID) no Estado, estruturas que têm como objetivo principal melhorar a eficiência do atendimento à população, ampliando o acesso dos cidadãos à justiça.
O Ponto de Inclusão Digital (PID) de Rochedo fica localizado na Avenida Evangelina Vieira, 663.
Na cerimônia, o presidente do Tribunal enfatizou a relevância dessas ações para promover os direitos e a participação dos cidadãos na justiça. Ele ressaltou a colaboração estabelecida entre o Tribunal, os municípios e demais órgãos envolvidos, destacando que é o trabalho conjunto que fortalece o sistema de justiça e a garante os direitos da população.
“Resolvemos logo no início deste ano como meta implantar até o final de agosto todos os Pontos de Inclusão Digital necessários no Estado. Hoje inauguramos e logo teremos cumprido essa meta. Pode parecer pouco, algo simples. Não são prédios luxuosos, nada que chame a atenção, mas o objetivo não é esse, mas sim atender a população que tem dificuldade de se deslocar até a sede de uma comarca, levar o Judiciário a todos os cidadãos”, afirmou o Des. Sérgio Fernandes Martins.
Na cerimônia, o prefeito Francisco de Paula Ribeiro Júnior, bem como outras autoridades locais, destacou a importância dos PIDs, ressaltando as facilidades que suas instalações trarão para seus cidadãos. O presidente entregou ainda ao representante do município a Certificação de que acolhem suas crianças, um reconhecimento aos municípios pelas medidas protetivas à criança e ao adolescente em vulnerabilidade, de acordo com o programa Família Acolhedora.
O juiz da comarca de Rio Negro, Bruce Henrique dos Santos Bueno Silva, que também responde pelo município com PID inaugurado, ressaltou o compromisso da Presidência em levar o Judiciário a todos os locais do Estado, independentemente do seu tamanho territorial, populacional ou econômico. “Essa é uma gestão totalmente comprometida com o interior do Estado e em atender todos os cidadãos do Mato Grosso do Sul”.
Além do presidente do Tribunal de Justiça e das autoridades já citadas, prestigiaram as solenidades o juiz-auxiliar da Presidência, Mário José Esbalqueiro Júnior; o promotor de justiça de Rio Negro, Jean Carlos Piloneto; o defensor público de Rio Negro, Rodrigo Duarte; o vereador e presidente da Câmara Municipal de Rochedo, Fábio Franco, o Vice-Prefeito Arino Jorge Fernandes.
Saiba mais – Os Pontos de Inclusão Digital são estruturas físicas e tecnológicas adequadas para a realização de atos processuais. Por meio desses locais, o Ministério Público, a Defensoria Pública e outros órgãos podem atuar por intermédio de futuras parcerias firmadas visando facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços judiciais, proporcionando maior agilidade e efetividade na resolução de demandas.
Com a instalação dos PIDs, o Tribunal de Justiça de MS reafirma seu compromisso em tornar o acesso à justiça mais real e eficiente, utilizando a tecnologia como aliada nesse processo. Essas iniciativas representam um avanço significativo para a população, permitindo que mais pessoas alcancem os serviços judiciais.
O TJMS continuará trabalhando em parceria com os municípios e demais órgãos envolvidos para expandir a rede de Pontos de Inclusão Digital, levando os benefícios dessa iniciativa para mais localidades no Estado. Com isso, busca-se garantir que todos os cidadãos tenham igualdade de acesso à justiça, promovendo a inclusão e a cidadania.
Acesse a galeria de fotos: https://www.rochedo.ms.gov.br/fotos/tj-entrega-pontos-de-inclusao-digital-em-rochedo
Fonte: Secretaria de Comunicação do TJ / Foto: Secretaria de Comunicação do TJ